Apresentação

Sou professor da área de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Com experiência no desenvolvimento de modelos baseados em agentes, minhas atuais áreas de interesse incluem comportamento político, métodos quantitativos de pesquisa e políticas públicas.

Chave pública do GnuPG

Publicações

SENA, N. B. DE; AQUINO, J. A. “Femininas e Bolsogatas”: conservadorismo e adesão de mulheres ao bolsonarismo. Revista Política Hoje, v. 30, n. 2, p. 97–116, 2021. [Dados e código R] [Apresentação do artigo no YouTube]

FREITAS, C. M. C. S. ; AQUINO, J. A. Protagonismo juvenil: avaliação comparada entre escolas públicas de ensino médio regular e profissional. In: ANDRADE, F. R. B.; ANDRADE, H. P.. (Org.). Políticas de ensino médio e educação profissional: contextos, saberes e protagonismo no espaço escolar. Brasília: ANPAE, 2021, p. 140-153. [Código R para replicar os resultados]

Conservadorismo e ressentimento como fontes do antipetismo no Estado do Ceará. In: 12º Encontro da ABCP. João Pessoa (Online), out. 2020.

Conservadorismo e ressentimento: duas fontes do antipetismo. In: SILVA, Emanuel Freitas da; FROTA, Francisco Horácio da Silva; SILVA, Maria Andrea Luz da (Orgs.). Atores políticos e dinâmicas eleitorais. Fortaleza: Edmeta, 2019. p. 232-273. [Código R para replicar resultados]

GOMES, Marcio de Lucas; AQUINO, Jakson alves de. Violência e satisfação com a democracia no Brasil. Opinião Pública, v. 24, p. 209-238, 2018. [Código R para replicar resultados]

ABREU, Domingos; AQUINO, Jakson Alves de. Contexto familiar e cumprimento da condicionalidade de frequência escolar no Programa Bolsa Família no Ceará. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 2, p. 55-69, set. 2017. [Dados e código do R para replicar os resultados]

MARQUES, F. P. J. A.; AQUINO, J. A.; MIOLA, E. Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados. Opinião Pública, v. 20, n. 2, Campinas, ago. 2014. [Dados e código do R para replicar resultados]

MARQUES, F. P. J. A.; AQUINO, J. A.; MIOLA, E. Deputados brasileiros no Twitter: um estudo quantitativo dos padrões de adoção e uso da ferramenta. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 14, p. 201-225, 2014. [Dados e código do R para replicar resultados]

MARQUES, F. P. J. A.; AQUINO, J. A.; MIOLA, E. Congressmen in the age of social network sites: Brazilian representatives and Twitter use. First Monday, v. 19, n. 5, 05/May/2014. [Dados e código do R para replicar os resultados]

R para cientistas sociais. Ilhéus, BA: Editus, 2014. [Dados para Linux (ou outro sistema com UTF-8 como codificação de caracteres) e Dados para Windows (ou outro sistema com Latin-1 como codificação de caracteres)]

Cor e status marital no Brasil. Revista de Ciências Sociais, v. 42, n. 2, p. 75-90, 2011. [código para replicar resultados]

CARVALHO, R. M. V. A.; AQUINO, J. A. A derrota de Tasso Jereissati na disputa para o Senado em 2010: Como entender a dissolução de suas bases eleitorais? Revista Debates, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 145-180, jul.-dez. 2011. [Dados e código para replicar resultados]

Cooperation among virtual anthropoids in a complex environment. Interdisciplinary Description of Complex Systems, v. 9, n. 1, p. 56-80, 2011. [código fonte (não compila mais no Linux) | novo código fonte para Linux]

Socialização e política. Sociedade e Cultura, UFG, v. 7, n. 2, jul./dez., 2004. p. 91-105.

Two evolutionary games: Collective Action and Prisoner’s Dilemma. In: Delrieux, Claudio & Legris, Javier (Org.). Computer Modeling of Scientific Reasoning. Buenos Aires, 2003. p. 1-14. [código fonte]

As teorias da ação social de Coleman e de Bourdieu. Humanidades e Ciências Sociais. UECE, v. 2, n. 2, 2000. p. 17-29.

Democracia e disciplina: as eleições para diretores em escolas públicas. Fortaleza, UECE, 1997. (Monografia de Bacharelado).

Tradução

KIRKPATRICK, Ken. Evitando plágio.

“Antes só do que mal acompanhada”: defasagem escolar de beneficiários do Bolsa Família com idade entre 12 e 18 anos

Jakson Alves de Aquino Domingos Sávio Abreu Introdução Durante a realização do EPDS na UFC no período de 2016 a 2017, planejamos uma pes...